Henrique VIII psicopata?

Estudo mostra que Henrique VIII seria um psicopata

Cópia de um retrato de Henrique VIII originalmente feito por Hans Holbein. Artista desconhecido.Em um estudo sobre as pessoas mais bem sucedidas na história da Grã Bretanha, foi descoberto que penas um – Henrique VIII – era psicopata. O Professor Kevin Dutton descobriu que o rei inglês está na mesma categoria de criminosos perigosos, como Ian Brady ou outros assassinos em série. O estudo de Dutton foi inspirado pelo psicólogo William James, que afirmou que quem quer que tenha sido historicamente considerado alguém bem-sucedido, era provável que fosse escalado como um psicopata.
A teoria era que, para ser bem sucedida, uma pessoa teria que ter um tipo de charme, egoísmo e crueldade comum aos psicopatas. Quando classificado contra o ‘espectro psicopata’, Henrique VIII- que decapitou duas de suas esposas – marcou 174 em uma escala que marca ‘psicopata’ qualquer pontuação acima de 168. Outros, como o líder Winston Churchill, o poeta romântico Lord Byron e o cientista Isaac Newton, curiosamente, obtiveram menores pontos. Outra figura muito conceituada na história, Charles Darwin, marcou apenas 97 – inferior a média de 112 para a maioria dos homens.
Prof Dutton, cujo livro ‘ The Wisdom Of Psychopaths – Lessons In Life From Saints, Spies And Serial Killers’ (‘A sabedoria dos Psicopatas – Lições de vida de santos, espiões e assassinos em série’, sem previsão de lançamento no Brasil) será publicado no Reino Unido em setembro, disse ter ficado surpreso com os resultados. De acordo com ele, Henrique VIII ficou no top 3 em todas as categorias, e era marcado por distanciamento emocional, crueldade e um coração gelado – características de psicopatas perigosos.
As dez figuras avaliadas pelo Prof Dutton foram:  Charles Darwin, Isaac Newton, Henrique VIII, Elizabeth I, Charles Dickens, Freddie Mercury, Lord Byron, William Shakespeare, Winston Churchill e Oscar Wilde. De acordo com ele, Byron, Wilde e Churcill tinham algumas caracterísitcas possuídas por psicopatas, mas não tinham outras como desapego emocional ou crueldade.
De acordo com Dutton, outras características compartilhadas por outros psicopatas são: um maquiavélico interesse em si próprio, poder de persuasão, coragem física, distanciamento emocional, rebeldia, sentimento de alienação, espontaneidade despreocupada, frieza sob pressão. O objetivo do estudo do Prof Dutton é mostrar que muitos traços possuídos por psicopatas podem ser benéficas e são até mesmo necessárias em alguns campos de trabalho.
‘A psicopatia é um espectro. Muitas pessoas têm algumas tendências psicopatas. Só porque uma pessoa é psicopata, não significa que ela seja um serial killer. Se você pega um cirurgião, por exemplo, muitos deles já me disseram que, se não fossem capazes de terem desapego emocional sobre um paciente que é filho de alguém, ou marido, então eles ficariam na corda bamba sobre saber se conseguiriam ou não realizar o seu trabalho’.
Fonte: Yahoo News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nem tão livres, nem tão iguais

Mafia, Códigos e Rituais de afiliação entre mito e realidade

Grandes Reis e Rainhas da África