Vestibular nas arquibancadas

Vestibular nas arquibancadas do Mineirão, com mais de 25 mil candidatos nas arquibancadas, sob a vigilância de soldados do Exército.

O regime militar, por não confiar na capacidade das instituições de ensino superior para promover os testes, determinava sua realização centralizada, em espaço físico sob total controle de seus agentes. 

De 1970 a 1977, durante a ditadura militar, o vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi realizado no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Dentro e fora do estádio, o vestibular único, instituído por lei federal no fim dos anos 1960, na reforma universitária, se tornava um espetáculo de mídia. O esquema era rigoroso e não faltavam policiais militares, soldados do Exército e até cães ferozes na entrada do estádio,

Havia a fiscalização de soldados com binóculos, em cabines, monitorando os estudantes, embora houvesse muito espaço entre os alunos para não haver cola. Além de muitos fiscais, de pé o tempo todo, circulando entre os estudantes.

E, alem de todo desconforto, havia o sol. Mesmo que o aluno estivesse na sombra, em alguns momentos ficava com ele bem no rosto. Fotos do arquivo do Estado de Minas mostram alguns estudantes transformando caixa de papelão em chapéu a fim de se proteger da forte claridade.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nem tão livres, nem tão iguais

Mafia, Códigos e Rituais de afiliação entre mito e realidade

Grandes Reis e Rainhas da África