TAÍS ARAÚJO PROTESTA CONTRA ESTAMPA POLÊMICA E FALA SOBRE MODA: “A ESCRAVIDÃO NÃO PODE VIRAR POP”


Thais Araújo fala sobre estampa polêmica usada por marca – Foto: João Miguel Junior/ Instagram
Taís Araújo usou sua página no Instagram, na tarde desta sexta-feira (14/10), para protestar. A atriz compartilhou um tecido com ilustrações inspiradas em uma obra de Debret, em que negros aparecem como escravos, e escreveu:
“A escravidão não pode virar ‘pop’, não pode ser vendida como uma peça de moda. A moda nos representa, nos posiciona, nos empodera, comunica quem somos. Não se pode fazer dela uma vitrine de uma história da qual devemos nos envergonhar”, escreveu.
A atriz continuou o texto explicando que o tecido foi usado por uma marca de roupas, e voltou a defender que a escravidão não deve ser algo usado na moda:
“Uma marca de roupas resolveu usar uma estampa de negros escravizados inspirada na obra de Debret e sua visão sobre a sociedade brasileira nos idos de 1800. Há quem defenda que Debret na verdade fazia uma denúncia, mas é também provável que Debret nunca tenha tido esse objetivo, flertando com o estranhamento dos horrores causados pela escravidão nesse nosso mundo novo”, continuou.
“Acho que, em 2016, os quadros de Debret devem ser mantidos em museus, retratados em livros, e não estampados como se fora uma homenagem. Já contaram nossa história de maneira distorcida. Esse (nosso) povo, na verdade, construiu esse país e merece respeito na nossa época!”
“Precisamos reconhecer o nosso valor. São atitudes como essa da Tâmara Isaac, que trouxe luz ao assunto das estampas, que me deixam a cada dia mais certa de que estamos no caminho. De nos encorajar com amor, nos abraçar e defender nossas ideias, nossos direitos e nossa história”, completou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nem tão livres, nem tão iguais

Grandes Reis e Rainhas da África

Mafia, Códigos e Rituais de afiliação entre mito e realidade