Comissão da Verdade diz que foto comprova envolvimento de militares na morte de Zuzu Angel


Na imagem, Perdigão aparece próximo ao carro da estilista no Rio de Janeiro
por Jailton de Carvalho
25/07/2014 12:21 / Atualizado 25/07/2014 18:04
Coronel Perdigão, de branco encostado na poste, na cena do acidente de Zuzu Angel - Otávio Magalhães/14-04-1976 / O Globo

BRASÍLIA — O ex-delegado Cláudio Guerra, um dos matadores da ditadura militar, apontou a presença do coronel do Exército Freddie Perdigão numa foto do local do acidente que matou a estilista Zuzu Angel em 14 de abril de 1976. A foto foi publicada na edição do GLOBO no dia do desastre. Para o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, a imagem é a prova cabal do envolvimento de Perdigão e outros militares na morte da estilista. Segundo ele, até o momento, nenhum dos integrantes sabia que o coronel aparecia entre as pessoas fotografadas a poucos metros do karmann-ghia de Zuzu.
— A foto reforça, agora, o envolvimento das Forças Armadas com a morte da Zuzu Angel - disse Dallari.
Zuzu Angel morreu quando estava em campanha pelo localização do corpo do filho, do ex-guerrilheiro do MR-8 Stuart Angel. Pelas informações da comissão, Stuart Angel foi torturado até à morte na Base Aérea do Galeão em 15 de janeiro de 1971. Dallari chegou a divulgar que a foto seria de um dos peritos destacados para auxiliar nas investigações sobre o acidente no dia do desastre. Depois, quando confrontado com a informação de que a foto era de um fotógrafo do GLOBO, Dallari reconheceu o equívoco, mas manteve a conclusão sobre a importância da imagem.
— O fato é que o Cláudio Guerra apontou a presença do Freddie Perdigão no local do acidente. Nós não sabíamos disso. Acho que na época ninguém reconheceu coronel. Então, para nós, a foto é muito importante — disse Dallari.
Para ele, o reconhecimento de Perdigão na foto põe em xeque a versão das Forças Armadas que, até hoje, tem negado qualquer participação na morte da estilista. A imagem deverá ser uma das bases do relatório da comissão sobre as circunstâncias da morte de Zuzu Angel. Para a comissão, ela foi vítima de um acidente provocado pelo grupo de matadores ligados ao coronel Perdigão. O coronel, que já está morto, é apontado como um dos mais cruéis agentes da ditadura.

INTERROGATÓRIO DE RESERVA DA AERONÁUTICA
A comissão interrogou na manhã desta sexta-feira o coronel da reserva da Aeronáutica, Antônio Augusto Mendes de Matos, chefe da Secção de Material Bélico da Base Aérea do Galeão, no início dos anos 70. A comissão conduziu o depoimento a portas fechadas, mas nem assim obteve sucesso. Matos nada acrescentou ao que já se sabia sobre o uso da Base Aérea para tortura de presos políticos num dos momentos mais violentos da ditadura.
Os integrantes da comissão fizeram perguntas ao coronel sobre casos de tortura , especialmente sobre a morte de Stuart Angel, ex-militante do MR-8 na Base Aérea. Segundo a comissão, Stuart Angel foi torturado até à morte nas dependências da Base Aérea em 14 de junho de 1971.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nem tão livres, nem tão iguais

Mafia, Códigos e Rituais de afiliação entre mito e realidade

Grandes Reis e Rainhas da África