Sorria!! Você esta sendo filmado... Opa... espionado... desculpe a nossa falha.
Brasil está sendo espionado pelo governo norte-americano?
Do S1 NotíciasAs suspeitas de que o Brasil está sendo rastreado pelo governo norte-americano só aumentam. Será que isso é real?
![]() |
Imagem: Reprodução/Extra |
E algo que chamou bastante a atenção de todos é o fato de que o Brasil estaria no foco das espionagens. Isso mesmo, grandes empresas e até mesmo o governo do Brasil estariam sendo vigiados de perto por agentes infiltrados da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos. E isso iria muito além da já conhecida justificativa do “combate ao terrorismo”. Há informações de que essa espionagem teria interesses muito maiores.
Agentes infiltrados no Brasil
Em uma entrevista realizada para a TV Globo, o jornalista Glenn Greenwald afirmou que há muitas evidências de que alguns dos diplomatas norte-americanos que atuam no Brasil são na verdade agentes disfarçados. Isso teria sido feito para que fosse mais próximo o contato das agências de espionagem e segurança dos EUA aos possíveis alvos dos rastreios de informações.Espionagem no Brasil: por quê?
O Brasil e os Estados Unidos são países com boas relações diplomáticas e muitas relações comerciais. Pensando dessa forma, não haveria qualquer motivo para que as agências de segurança norte-americanas realizassem espionagem no território brasileiro. Mas será que somente países inimigos fazem interceptação de informações?Greenwald diz que os interesses dos Estados Unidos nas informações brasileiras são comerciais. O Brasil é rico em recursos naturais e isso gera muito dinheiro — pelas reservas de petróleo marinhas e do pré-sal, por exemplo. Ter acesso às informações antes que outros países pode favorecer (e muito) os investidores norte-americanos. Além disso, com esses dados a competição internacional também pode ser vencida mais facilmente.
O que diz o governo brasileiro?
Desde que as primeiras denúncias começaram a ser reveladas, o governo brasileiro já vem mostrando-se contrário à prática da espionagem entre países parceiros (como é o caso do Brasil e dos Estados Unidos). A presidente Dilma Rousseff é cautelosa e afirma que é preciso averiguar com calma todas as denúncias, mas também diz que, se forem comprovadas, estaremos diante de uma “violação à soberania e aos direitos humanos”.
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Depois dessas novas
informações, a Presidência afirmou que vai pressionar o Congresso para
que o projeto do Marco Civil da Internet seja votado mais rapidamente.
Caso aprovado, esse projeto pode fazer com que o fluxo de dados
brasileiro seja centralizado em centrais de dados no Brasil, não
demandando o envio de um grande fluxo de informações para os Estados
Unidos.Ainda hoje, uma comissão do Senado Federal votou e aprovou uma moção de apoio para que Dilma Rousseff possa conceder asilo político a Edward Snowden, que está isolado no Aeroporto de Moscou (Rússia) desde que teve seu passaporte norte-americano suspenso pelas autoridades dos Estados Unidos.
Do S1 Notícias
Tecmundo/ A Tarde/ O Globo/ G1/ Observatório de Imprensa